sábado, 28 de agosto de 2010

Itabaiana,122 anos de Emancipação Política (1888-2010)

Hoje,dia 28 de agosto de 2010,nossa cidade completa mais um ano de emancipação política.Itabaiana; cidade serrana,terra do ouro,da cebola...o coração de Sergipe!
  Da origem à emancipação
O local onde se encontra o município de Itabaiana era conhecido no século XVI como Caatinga de Ayres da Rocha, em seu início era um sítio de propriedade do Padre Sebastião Pedrosa Góes que vendeu por Rs. 60$000(sessenta contos de réis) à Irmandade das Almas de Itabaiana, sob a condição de nele ser edificado um templo sob a invocação de Santo Antonio e Almas de Itabaiana.
Logo depois passou a ser um povoado ou arraial localizado as margens do Rio Jacarecica, recebendo a denominação de Arraial de Santo Antonio, onde os colonos construíram uma igreja e suas casas ao redor de lá.
Apesar das discordâncias quanto à data de elevação de Itabaiana a condição de Vila, a mais aceita é a portaria de 20 de outubro de 1697 e a elevação dá-se em 1698.
Devido ao desenvolvimento econômico e processo de divisão administrativa pela qual passava a capitania, em 9 de julho de 1853 é criada a Comarca de Itabaiana, a qual se desmembra de São Cristóvão e compreende as terras de Itabaiana, Simão Dias e Nossa Senhora das Dores. O resultado dessa divisão administrativa é a formação de um distrito que alem de comarca compreendia os municípios de Campo do Brito e São Paulo (atual Frei Paulo).
Itabaiana foi elevada à categoria de cidade em 28 de agosto de 1888, no entanto tal acontecimento, teve pouca relevância, uma vez que as atenções estavam voltadas para outros problemas, como a crise de varíola. A lenda de Santo Antônio Fujão
Santo Antonio era levado por fiéis de uma igreja para um pé de quixabeira onde ficava a propriedade do Sr. Ayres da Rocha, muitos acreditavam ser milagre ou desejo do próprio santo em possuir outra morada, a partir disso foi erguido a atual Igreja Matriz de Santo Antonio e Almas de Itabaiana.

0 comentários:

Postar um comentário